sexta-feira, 13 de maio de 2011

Entrevista Cultural


CESÁR OLIVEIRA E ROGÉRIO MELO
 
Amigos de longa data, de São Gabriel, César Oliveira e Rogério Melo gostam da mesma arte e folclore da pampa gaúcha, tendo como objetivo honrar, valorizar e celebrar a força de nossa cultura. Desde o ano de2001 atuam em dueto, hoje são um dos artistas mais reconhecidos no cenário cultural do país, com um público cativo e crescente, o que coloca seus discos entre os mais vendidos do Estado. A cada trabalho o dueto consolida seu prestígio perante a crítica, o mercado e seus admiradores e deixa uma marca admirável na história da música gaúcha. Em 2003 o Brasil também reconheceu o talento de César e Rogério, agraciando-os com o prêmio TIM de música de melhor dupla regional do país. Uma característica marcante da discografia da dupla é a variação de ritmo e a preocupação em resgatar expressões artísticas e musicais que estão no ostracismo.
JM - Há quanto tempo César Oliveira e Rogério Melo estão nesta caminhada? Estamos completando 10 anos de carreira juntos

JM - Dê onde vem tamanha energia e disposição para suportar uma agenda tão vasta? Do objetivo pelo qual lutamos e da causa em que acreditamos muito: defender nossa cultura e nosso folclore, o que realmente dá sentido ao nosso canto.

JM - Houve alguma influência na carreira musical da dupla? Diversas, o Rogério tem muita influência dos festivais pois esteve envolvido com eles tanto como admirador como profissional, no meu caso tive muita influência do folclore argentino e nacional.

JM - E a família compreende e acompanha esta jornada? Tenta, pois quando ambos constituíram família a nossa vida já possuía a rotina em que vivemos.

JM - São inúmeros shows, de grande qualidade. Algum marcou em especial a carreira de vocês? Respeitamos todos os palcos e agradecemos pelo espaço cedido ao folclore gaúcho, é muito difícil denominar um ou outro, cada espetáculo possui um momento de magia, seja uma pessoa cantando emocionada por lembrar de sua origem até um abano de uma criança em frente ao palco

JM - Existe algum lugar em que a dupla tenha como objetivo principal fazer algum show? Aonde formos chamados para levar no mensagem, este é o objetivo.

JM - Qual a sensação, quando ao chegar ao palco, dar-se de encontro com um público grandioso na expectativa de conhecer ou rever a dupla? Energia, felicidade, entusiasmo, certeza de estar no caminho certo e, mais ainda, de que estamos deixando algo para os que virão.

JM - Já aconteceu algum fato relacionado a fãs que deixou a dupla em maus lençóis? Beiirrbaridade... rs... desde roubarem uma toalha do meu quarto num hotel a tirarem uma foto na cama do Rogério na casa do pai dele... rs... que coisa não?! Mas isso faz parte.


JM - As composições de César Oliveira e Rogério Melo não precisam de
comentários. A dupla tem algum foco principal? Regionalismo, sincero e verdadeiro. Tudo o que cantamos fez, faz e fará sempre parte de nossas vidas.

JM - O regionalismo conquistou um espaço grande na região urbana. A dupla nota alguma mudança na carreira? Gigantesca, há alguns anos atrás quem andasse de bombacha em Porto Alegre era um “alienígena”, sendo que quase 70% da população metropolitana é interiorana. Hoje as pessoas sentem mais civismo em ser gaúcho, orgulho, e devemos tê-lo sempre.

JM - O modismo afetou em algum aspecto a carreira de vocês ? Jamais, sempre digo que o que existe em nossas vidas não é modismo e sim gauchismo, como nascemos, morremos, Gaúchos.


JM- Como é para vocês estarem inclusos no mundo TIM ? Reconhecimento da Música Regionalista Rio Grandense, pelo que tanto lutamos, que olhem para este povo extraordinário.
 
JM- Alguma novidade a caminho? O DVD comemorativo aos 10 anos de carreira e um novo projeto (CD) temático até o final do ano.
 
 

PING PONG
Data de nascimento: 08/12/69
Cor preferida: Azul
Time do coração: Internacional
Praia ou campo: Campo
Livro: A Vida, cada dia um livro.
Música: Inúmeras, seria injusto e não tenho como citar apenas uma.
Ator: José Wilker
Atriz: Marília Pêra
Cantor: Nelson Gonçalves
Cantora: Mercedes Sosa
Filme: Minha Amada Imortal
Ídolo: Minha mãe
Bicho de estimação: Cachorro - 6
Estado civil: Meia boca...
Filhos: não
Sonho de consumo: Paz
Uma palavra: Paz
Uma frase: “Não canto o passado, mas sim, o eterno presente de minha pátria” - minha mesmo.
Um objetivo: Estar vivo para ver o reconhecimento do nosso folclore.
Sonho: Ter um filho
Uma mensagem: Vivam a vida incondicionalmente, pois ela é curta, única, magnífica, e se acaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário